Geral conectado!

Google Loon

Pensando em ampliar os números de usuários, mesmo quase todos os usuários da Internet usando os seus produtos, o Google surpreendeu mais uma vez. O novo projeto chamado “Loon” trata-se da criação de uma rede de balões atmosféricos que leva Wi-fi gratuito a regiões onde o acesso é extremamente limitado.

LoonTestes já foram realizados na Nova Zelândia, e, para atingir uma velocidade semelhante ao 3G que conhecemos, foram necessários 30 balões. Porém, a preocupação do Google não é somente com a conexão e o controle de cada equipamento. Cada balão é equipado com um painel solar para garantir que o funcionamento seja por mais tempo. Fora isso, os balões também contam com baterias que armazenam a energia e permitem que eles continuem funcionando mesmo durante a noite.

O projeto tem sido muito comentado. Há quem ache de extrema importância que todos tenham acesso à tecnologia e informação, porém há pessoas como o Bill Gates que questionam se o projeto do Google não está passando à frente de outras questões mais importantes nestes países beneficiados, questões como a malária, por exemplo. Gates afirma que é totalmente a favor da Revolução Digital e que admira empresas que apostam na conexão, mas também aponta que a maioria dos portais não ajuda muitos países realmente necessitados.

Realmente, existem muitos outros fatores de extrema necessidade e que precisam ser avaliados e assistidos nesses países. Entretanto, o Google é uma empresa e não tem a incumbência de mudar a realidade socioeconômica destes lugares. Também seria leviano dizer que este projeto é por simples caridade. O que o Google quer é democratizar a comunicação entre as pessoas, eliminar qualquer barreira que exista entre os povos e, com isso, permitir que novas fronteiras sejam abertas.

É fato que o mundo precisa estar cada vez mais interligado; comercial e socialmente todos só têm a ganhar com a globalização, seja um país extremamente desenvolvido ou um país que sofre de desnutrição. O acesso à informação, conhecimento e à tecnologia é direito de todos e projetos como esse que promovem a comunicação sem barreiras, acepção ou qualquer outro empecilho serve como motivação àqueles que acreditam na integração plena e no direito de se comunicar.

Luiza Bejarano – Assistente de Mídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>