Publicidade para as tecnologias vestíveis

Desde o começo deste ano, uma das tendências que mais vem se fortalecendo é a da tecnologia vestível, ou wearable tech. Incrivelmente, a tecnologia está se “diluindo” à nossa volta, se tornando cada vez mais invisível e cada vez mais auxiliar de nossas ações cotidianas. Enquanto a Iniciativa de 2045, em cibertecnologia não se consolida, muitas empresas já vão criando suas possíveis soluções para aproximar o fluxo cada vez mais alto de dados ao ser humano.

Notícia na semana passada, o smartwatch da montadora Nissan foi lançado, chamado Nismo Watch, anunciado como uma solução para unificar o motorista a seu veículo – o gadget permite o compartilhamento, em mídias sociais, de quaisquer informações que ele monitora, como a telemetria do veículo, sua velocidade, eficiência do motor e consumo do combustível, batimentos cardíacos do motorista e até mesmo condições da pista. Na mesma toada, empresas como Motorola, Apple e Sony vêm investindo em pesquisa e desenvolvimento de smartwatches, com diversas funções que auxiliam na integração com outros terminais e também no próprio monitoramento de funções vitais.

(Fonte: GigaOM)Pulseiras e joias que geram sinais e leituras biométricas também fazem parte desta tendência, assim como os já populares tênis inteligentes. E não se pode esquecer do revolucionário Google Glass, o próximo passo rumo à Realidade Mesclada. Com tantos gadgets funcionando como extensões dos sentidos humanos, como passará a funcionar a Propaganda Digital?

Quanto mais imersos nas tecnologias vestíveis, menos propensos a consumirem publicidade normal os consumidores serão. Os próximos anos representarão grandes desafios aos profissionais de Marketing e Comunicação por causa desta mudança no consumo de meios de comunicação, que precisarão compreender ainda melhor suas métricas e criar formas de utilizar esta tecnologia vestível a favor das marcas e do consumidor – o cenário é tão diferente da realidade que conhecemos, que é quase impossível imaginar como serão os formatos.

E você, como acha que será a publicidade para as tecnologias vestíveis?

Henrique Santos – Coord. Planejamento Rae,MP

Twitter: @HenriqueRenMKT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>