Como vender minhas coisas em 2033?

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Ontem, dia 25 de novembro, a ESPM e a Limo Inc. realizaram a segunda fase do audacioso projeto “How To Sell My Stuff in 2033”, que pretende construir uma cápsula do tempo para ser aberta daqui a 20 anos, contendo todas as expectativas e especulações levantadas entre os participantes do projeto sobre o comportamento humano, a dinâmica dos meios de comunicação e o papel das marcas neste futuro. A primeira fase consistiu o brainstorm realizado entre grandes influenciadores e formadores de opinião que participaram da cerimônia em Cannes 2013, e a terceira fase finaliza o projeto ao transformar os dois brainstorms em um documentário a ser disponibilizado em dezembro.

Conduzido por Laura Chiavone e Emmanuel Publio Dias, respectivamente a fundadora da Limo Inc. e o vice-presidente corporativo da ESPM, os grupos foram formados em seis bancadas, duas de cada com a mesma “missão” (entre Pessoas, Meios e Marcas). Enquanto cada grupo criava suas teorias e conceitos-chave, um mural ilustrado era realizado em tempo real. Ao final do workshop, pudemos ver em forma de infográfico (imagem abaixo) todo o interessante resultado das discussões levantadas, e o próprio mural já está postado nas redes sociais.

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Cada grupo apresentou suas idéias. Foi muito curioso ver o quanto certas expectativas se repetiam entre os grupos, com mínimas variações, mas sempre mantendo a mesma essência: diminuição da privacidade, comunicação publicitária cada vez mais precisa e menos dispersiva, incrível conectividade entre o consumidor e os produtos de consumo através da Internet, complexos algoritmos de indicação de produtos mais adequados ao consumidor-alvo, de acordo com suas preferências (vindas de um histórico de consumo em Big Data) e informações de seu estado momentâneo (vindas de sensores capazes de mapear reações neurológicas e fisiológicas no exato instante).

Todos nós que participamos pudemos nos sentir privilegiados pela oportunidade de colaborar para a cápsula do tempo a ser aberta em Cannes 2033, para se confirmar quais teorias se realizaram, quais não passaram de devaneios exagerados. O grupo do qual participei, composto também por Luiza Bejarano, Rene Nakabayashi e Nathalia Andrijic, criou hipóteses muito plausíveis e incríveis de se pensar em um cenário mercadológico daqui a 20 anos. Agora, resta aguardar pelo documentário que a Limo Inc. disponibilizará sobre o projeto e esperar por 2033 para verificarmos o que se concretizou.

 

Henrique Santos – Coordenador de Planejamento Rae,MP
Twitter: @HenriqueRenMKT

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