Uma nova forma de comprar mídia on-line

A negociação e compra de mídia on-line é basicamente feita pela equipe comercial dos veículos e pelo próprio profissional contratado pela empresa para realizar este trabalho. O profissional de mídia negocia um espaço em algum canal dos inúmeros websites possíveis, e investe um custo fixo por impressão. Esta comercialização de espaço on-line ocorre independentemente do público que será de fato impactado pela campanha.

Em todo planejamento de campanha, o profissional de mídia busca chegar ao melhor resultado e o mais próximo possível das expectativas do cliente e objetivos da marca, porém, esta forma de comercialização nem sempre apresenta resultados satisfatórios, pois o dinheiro investido na campanha acaba sendo direcionado para usuários que, na maioria das vezes, não possuem adequação com o target. Ao mesmo tempo, os usuários também são prejudicados por visualizarem milhares de anúncios que não se adequam ao o seu perfil ou com o que estão procurando, ou seja, investimento mal realizado que só gera prejuízos.

Pensando em mudar esta forma tradicional de comprar espaço no meio on-line, foi criado o Real Time Bidding (RTB). Com ele, é possível ter acesso ao perfil dos usuários da web e a partir disso, “personalizar” um target para que os anúncios sejam veiculados apenas para os usuários que se adaptam a este perfil estabelecido. Esta possibilidade faz com que a campanha não tenha dispersão e que a verba do cliente seja investida no público que realmente tem interesse ou adequação com a sua marca. O RTB também possibilita que cada impressão possua um custo único, ajudando ainda mais o profissional a rentabilizar a verba do cliente e investi-la no momento certo e de forma assertiva.

Tendo o perfil de usuários que deve ser impactado, entra em ação a Ad Exchange. Ela gerencia os espaços publicitários nos websites, otimizando o tempo do profissional e mostrando uma gama de opções que, se fossem pesquisadas manualmente, demoraria semanas e, mesmo assim, não seria possível ter acessos a tantos websites e formatos.

A partir disso, as Demand Site Plataforms (DSP) são usadas para comprar estes espaços por meio de leilões em tempo real. Quando algum usuário que se encaixa no perfil estabelecido anteriormente, através do RTB, acessa um dos websites, no mesmo instante, a Ad Exchange solicita que as DSPs entrem no leilão por aquele espaço publicitário. Sendo assim, as DSPs contrapõem ao preço que estão dispostas a pagar. Este custo é estabelecido com base no target definido anteriormente e a importância deste perfil para a campanha. Desta forma, também é possível garantir que o preço de cada impressão seja apropriado e justo.

Quem vence o leilão garante a compra do espaço publicitário e só os usuários que possuem relevância serão impactados pela campanha, enfim, missão cumprida!

É possível citar inúmeros diferenciais que esta ferramenta proporciona, sobretudo, uma taxa maior de conversão do cliente, a facilidade e segurança que o profissional de mídia possui e uma maior rentabilidade da verba investida. Ou seja, todos saem ganhando.

Luiza Bejarano - Assistente de Mídia da Rae,MP