Marketing Pessoal na Vida Profissional

Nesse artigo relatei o que aprendi durante alguns anos de vida profissional. Foram experiências próprias, relatos de amigos no ambiente de trabalho e algumas boas conversas com gestores. Quero tratar aqui da necessidade de se vender o produto principal: “você”. Destaquei algumas dicas importantes de como podemos de forma simples e objetiva ter a possibilidade de melhorar, de aprimorar e de entendermos o marketing pessoal.

Essa tão sonhada busca da valorização das suas qualidades para aprimorá-las a seu favor, sempre que for necessário, de modo que obtenha satisfação de quem quer que seja. Podemos dizer que o marketing pessoal não é somente o modo como nos apresentamos no trabalho, ele vai muito além disso. O marketing pessoal é utilizado em todos os momentos e locais de nossa vida. Você precisa vender sua melhor imagem a todo instante e em todo local, isso ajuda a favorecer tudo aquilo que já há de bom, e assim satisfazer a todos com suas mais preciosas qualidades. Desenvolva sua imagem, conquiste amigos, clientes e oportunidades.

Dicas que destaco com mais importância o sucesso profissional

- Bom-senso

- Estratégia

- Ética e responsabilidade

- Criatividade e inovação

- Marketing

- Negociação (solução de conflitos)

- Liderança

- Comunicação eficaz

- Visão empreendedora

- Informações e conhecimento empresarial

Sua imagem profissional e empresarial não está separada de sua imagem pessoal. O marketing pessoal é a mesma coisa que publicidade e “venda” (marketing yourself) a um empregador, cliente ou pessoas, como qualquer outro produto. Ele é uma combinação de criatividade, disciplina e experiência. Funciona melhor com planejamento.

Vivemos em um mundo visual. A primeira impressão é poderosíssima! É a chave para criar uma boa imagem, pessoal e profissional. A linguagem corporal é uma valiosa fonte de informação e reconhecer a importância da imagem pode significar a diferença entre ter êxito ou ser deixado para trás em qualquer negócio. Uma aparência agradável predispõe as pessoas a confiar em você e facilita a comunicação. Você nunca vai ter uma outra chance de causar uma boa primeira impressão!

Invista na sua saúde física e mental. O desenvolvimento do ser humano, a lapidação de sua personalidade rumo à excelência pessoal, só é possível quando ele sai da acomodação, das chamadas “zonas de conforto“ e parte para AÇÃO!

Entretanto, marketing pessoal não é apenas divulgar uma melhor imagem, mas realmente nos tornarmos pessoas melhores.

É como cada pessoa pode atrair e manter relacionamentos pessoais (familiares, amigos, sociedade, empregados domésticos, fornecedores, vizinhos etc.); profissionais (equipe, colegas, clientes, gerentes, diretores, fornecedores etc.).

Um bom profissional é aquele que sabe vender a própria imagem, que sabe mostrar o próprio potencial, transmitindo credibilidade e confiança; sabe persuadir e argumentar, tem estilo e presença marcantes. Para conhecer melhor esse universo do marketing, é preciso antes de mais nada saber se comunicar.

Por isso, é importante que cada um tome consciência e invista na sua saúde, invista no seu visual, invista no seu conteúdo, valorize você mesmo, planeje sua vida e seja sempre verdadeiro. Peguei uma definição em algumas pesquisas que diz o seguinte: ¨marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que desejam ou necessitam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outras¨.

Definição clássica de Kotler: ¨Na vida pública e no mundo dos negócios, o profissional que conhece e respeita as regras

da etiqueta e do protocolo possui ferramentas poderosas que o levarão ao sucesso, qualquer que seja a sua atividade profissional.¨.

Jefferson Lança – Executivo de Contas da Rae,MP