Novos Negócios, a ação de gerar oportunidades

imPossible concept

Você já deve ter lido em algum artigo ou escutado em alguma conversa a história de um empreendedor que idealizou o seu projeto de empresa para brilhar no mercado, gerar desenvolvimento e ser motivo de orgulho para si mesmo e todos à sua volta.

Empresário que tenha pesquisado e se preparado para gerenciar todas as etapas de desenvolvimento e sua materialização, recorrido a financiamento, montado uma estrutura bem planejada, buscado profissionais qualificados e investido em tecnologia, tudo com o objetivo de ocupar uma posição de destaque no seu segmento de atuação.

Mas, depois de inaugurada e com o passar do tempo os resultados não se mostraram como havia planejado. Parecia que faltava um item capital para o sucesso do empreendimento: os clientes, a parte do plano de qualquer negócio responsável pelo desenvolvimento da empresa e componente capaz de fazer a “roda girar” e se traduzir em sucesso para qualquer negócio.

Bem, a história descrita é apenas a invenção da imaginação do autor, mas poderia muito bem guardar semelhanças com tantas outras histórias reais que, infelizmente, ainda acontecem com certa frequência a nossa volta. Os mercados estão ainda mais competitivos e desafiadores para as empresas que se aventuram, ou melhor, que assumem o desafio de ocupar seu espaço na competição pela venda dos seus produtos ou serviços.

Por isso, vale destacar a importância da atividade do desenvolvimento de novos negócios além, é claro, dos demais fatores, como o aperfeiçoamento constante dos seus produtos e/ou serviços, a excelência da equipe, a boa estrutura organizacional e a sua capacidade de provocar o encantamento dos clientes no ato da entrega.

Existem casos em que essa ação se dá pelo poder de sedução do seu principal personagem, como é o caso do SBT – representado pelo seu fundador “Sílvio Santos” (misto de empresário visionário e apresentador de TV) – ou do Grupo ABC de Comunicação – com a atuação muito agressiva do seu fundador “Nizan Guanaes”, entre tantos outros exemplos.

Existe ainda casos de empresas que têm a ação de novos negócios focada no network de seus sócios e/ou dirigentes (comum com empreendedores que atuaram por longo período como gestores de grandes companhias) e, ainda, têm habilidade em montar suas equipes de atendimento para que, ao mesmo tempo que fazem o pós-vendas, são estimuladas a gerar novas oportunidades de transações comerciais diversas.

Já no ambiente competitivo em que atuo – o das agências de propaganda – as parcerias comerciais se dão com mais intensidade por serem conhecidas pelos clientes e os gestores de marketing, pelo rastreamento de players de segmentos adequados ao seu perfil, pela geração de conteúdo de interesse e, claro, por adequação de investimentos versus a entrega esperada pelos clientes, entre outros.

Nesse cenário vem ganhando relevância o investimento das agências nessa área bem estruturada de novos negócios – integrada com as demais áreas – que dedica a quase totalidade do seu tempo em busca de oportunidades (empresas anunciantes e projetos especiais) e a criação de ações constantes de relacionamento com os gestores de marketing e comunicação.

Portanto, com a concorrência cada vez mais acirrada (mais agências e menor variação de clientes com potencial) notamos que é cada vez mais estratégico a essas se relacionarem ainda mais com os atuais e os novos mercados, se reinventando no modelo de gestão e se adequando às novas demandas e modelos de negócios. Investindo e se reinventando sempre na sua atuação de novos negócios.

Luiz Castanha – Novos Negócios

“Academia de Ninjas e Fadas” invade o Central Plaza nas Férias de Julho

Nas férias de julho tudo que a criançada quer é se divertir! Por isso, o Central Plaza Shopping reservou para o público mirim a atração “Academia de ninjas e fadas”, em parceria com o canal Nickelodeon.

Entre os dias 04 e 27 de julho, a garotada de 03 a 12 anos poderá brincar a valer no Central Plaza Shopping e mergulhar no universo das Tartarugas Ninja e Winx para se transformar em verdadeiras fadas ou ninjas. A atividade é gratuita e promete entreter a garotada, além de resgatar a infância dos pais, que poderão curtir os espaços junto com os filhos e relembrar suas brincadeiras e personagens favoritos.

Localizada na Praça de Eventos do Shopping, a arena será dividida em dois espaços, um com atividades baseadas nas aventuras de As Tartarugas Ninja e outro com recreação do Clube das Winx. As crianças participarão de seis diferentes atividades, todas coordenadas por monitores, em um circuito com duração de aproximadamente 40 minutos. Para participar, a criança  só precisará escolher qual dos espaços quer conhecer. Na sequência, após responder a um breve Quiz e realizar o cadastro, iniciam-se as atividades.

Para finalizar a transformação em uma Winx, as crianças passarão por uma arara de roupas e depois poderão participar de um verdadeiro desfile de moda. Enquanto percorrem o circuito, elas vão conferir a exposição das bonecas Winx Clássicas.

Já os fãs de As Tartarugas Ninja podem se preparar para um espaço cheio de aventuras. Entre as atividades está programada uma eletrizante disputa de videogame em que as crianças podem escolher uma tartaruga e combater o mal. Haverá também atividades como customização de máscaras, rodadas de Super Trunfo As Tartarugas Ninja, escolha de tatuagens de água e a montagem de um toy paper dos principais personagens.

Com o mote “Brincadeiras cheias de ação com as tartarugas mais radicais do universo” e “Moda e magia com as fadas mais poderosas do planeta”, a agência Rae,MP é a responsável pela criação da comunicação para divulgar e potencializar o evento infantil, que contará com banners, testeiras, cartazes, réguas de guarita, banner para o site e header de facebook.

Ficha Técnica:

Título: “Academia de ninjas e fadas”

Anunciante: Central Plaza Shopping

Direção de Arte: Renata Bressan

Redação: Rafael Macia

Direção de Criação: Mauro Kelm

Revisão: Livia Amarante

Produção: Ezequias Castilho e Amanda Santos

Planejamento: Henrique Santos e Barbara Peinado

Atendimento: Eric Lança e Rafael Viotto

Aprovação Cliente: Kelli Calijuri

Innovation Management in Ad Agencies

Innovation and creativity are always an important force within the Marketing and Advertising segment, demanding from ad agencies solutions which can be more and more impacting and effective towards the advertising brands’ objectives. Rae,MP had the privilege of talking to Leif Denti, consultant at Prospero Technology Management and licensed in Psychology from University of Gothemburg. Nowadays, Leif Denti is running for his Psychology Doctorate also for the University of Gothemburg, researching about how Project leaders stimulate creativity and innovation among their project teams. Read below four considerations the Swedish professional highlighted for team development in environments focused on creative economy jobs and the Research & Development department.

Ler post completo

Gestão da Inovação em Agências

Inovação e criatividade são sempre uma importante força dentro do ambiente do Marketing e Publicidade, demandando das agências soluções cada vez mais impactantes e eficientes para o alcance otimizado dos objetivos das marcas anunciantes. A Rae,MP teve o privilégio de conversar com Leif Denti, consultor na empresa Prospero Technology Management e licenciado em Psicologia pela Universidade de Gotemburgo. Atualmente, Leif Denti está em busca de seu doutorado em Psicologia também pela Universidade de Gotemburgo, com a tese voltada a como líderes de projetos estimulam a criatividade e a inovação em suas equipes de projetos. Leia abaixo quatro considerações importantes que o profissional sueco destaca para o desenvolvimento de equipes em ambientes voltados à economia criativa e ao departamento de Pesquisa & Desenvolvimento.

Ler post completo

Rae,MP assina peças da Campanha de Dia das Mães do Shopping Aricanduva

Dia das Mães - Aricanduva

Maio, mês das Mães e uma das datas que mais fomentam o mercado de consumo. A “Campanha das Mães Shopping Aricanduva” segue o conceito institucional do centro de compras, “Orgulho de ser Daqui”. A data premiará os clientes com dois carros modelos Ecosport e 5 Smart TV’s de 40″.

Para participar da promoção é muito simples. Basta acumular comprovantes de compras realizadas nas lojas participantes. A partir de R$ 150,00 somados, o cliente tem direito a um cupom. Se a troca dos vales acontecer de segunda a quarta-feira, o cliente tem direito a cupons em dobro. Depois, basta preencher o canhoto com os dados pessoais e responder à pergunta “Qual é o Shopping que tem Orgulho de ter você aqui?”, depositar o cupom na urna e torcer para ganhar.

Não há limite de participação. Cada consumidor pode depositar quantos vouchers quiser e as trocas podem ser feitas nos balcões até o dia 12/05. Serão realizados dois sorteios: um no dia 06/05 e o outro em 13/05. No primeiro, serão premiados dois clientes com a Smart TV 40″ Full HD. Já no segundo sorteio, a premiação envolve mais 03 TVs e 02 Automóveis Ford Ecosport 14/14.

As peças de comunicação da campanha tem assinatura da Rae,MP e conta com peças de PDV por todo o mall, incluindo cartazes, adesivos de espelho e de mesa, banner, faixa de gradil, folhetos. O plano de mídia contempla veiculações em algumas emissoras de rádio, como Nativa, Band News e Mix FM, em jornais como Destak, Metrô News, Metro SP e Diário de S. Paulo, além de revistas como Veja São Paulo e outras da região, além de divulgação na mídia on-line.

Ficha técnica:
Título da Campanha: Campanha das Mães Shopping Aricanduva
Cliente: Shopping Aricanduva
Diretor de Criação: Mauro Kelm
Diretor de Arte: Lula (Luis Carlos)
Redator: Rafael Macia
Revisora: Livia Amarante
Atendimento: Jefferson Lança e Bruna Santos
Design de Interatividade: Isaias Andrade
Planejamento: Henrique Santos e Bárbara Peinado
Mídia: Lígia Brito
Produção: Ezequias Castilho
Aprovação Cliente: Marcos Sergio e Cezar Azi Campos (Shopping Aricanduva) e Simone Castelli (Savoy)